Morreu o jornalista Jorge Perestrelo

 

Desapareceu a voz mais carismática do relato desportivo português. Jorge Perestrelo morreu aos 56 anos, em Lisboa, vítima de um enfarte do miocárdio. O jornalista queixou-se de dores no peito na noite de sexta-feira e ainda foi assistido no Hospital da Cruz Vermelha, onde veio a falecer por volta das 23H devido a uma paragem cardíaca. Com um estilo de relato único recordar-se-á para sempre a sua última participação radiofónica no histórico jogo de apuramento do Sporting para a final da Taça UEFA. Fica ainda para a história do jornalismo desportivo a sua inconfundível irreverência que marcou irremediavelmente a actividade.

Primeira Página:

Comentários [45]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Jorge

Todas as palavras são poucas nestes momentos, mas acho que a partir de hoje serei incapaz de voltar a jogar Fifa, onde os teus comentários ficarão para sempre.

Que pena não ter ouvido o relato do Sporting

Mas fica-me na recordaçao os seus relatos do Europeu. Meu Deus, como é possível tanta paixão, vibração e empolgamento! Ele ficava rouco de tanto berrar. Os seus relatos eram recheados de expressões originais, muita irreverência e nada politicamente correctos. Lembro-me de quando se "pegou" com o Pedro Gomes em directo, pois ele não era capaz de estar calado e dizia o que pensava.

Fazia parte de uma grande naipe de homens da rádio e televisão que foram nados e criados em Angola. Aquela troika de sportinguistas inseparáveis, Fernando Correia, Ribeiro Cristóvão e Jorge Perestrelo eram na verdade um exemplo! Até de imparcialidade, "infelizmente" para o Sporting. Lembro-me de por várias vezes ter comentado com amigos meus que nunca acreditaria que o Ribeiro Cristóvão era sportinguista. Também é conhecida a isenção e profissionalismo do decano da rádio desportiva, Fernando Correia, que aliás, fez dupla com ele no Europeu.

A estes seus grandes amigos em especial, os meus sentimentos. A todos os sportinguistas e amantes do desporto em geral expresso a minha desolação por ver partir prematuramente este homem.

Expressões:
"ó madiê, até eu com a minha barriguinha marcava esse golo"

"mexe esse mataku"

"ripa na rapaqueca"

"eheheh, ké ké isso ó meu"

"daí, nem que o jacaré tussa" (lembro-me de uma ocasião a equipa toda da TSF, ter rido perdidamente por ele dizer isto quando ia ser marcado um livre muito longe da baliza, porque o jogador do Boavista que ia marcar se chamava... Jacaré!)

Até sempre Perestrelo. Gajos como tu nunca deviam morrer.

Obrigado !

Euro 2004, estadio da luz,Portugal - Inglaterra, estamos na fase dos penalties...

Na radio ouve-se uma voz que diz "eu te amo, Portugal, eu te amo ! Ouçam o estadio da luz"... Inglaterra esta eliminada...

Vamos sentir a falta desta voz... e de certeza que para sempre estes momentos historicos do futebol portugues estarão associados a esta voz... que transmitia emoção, paixão, e festa !

Obigado a este grande homem !

Portugal é que te ama....

Enorme Tristeza...

Ainda ontem ouvia o seu relato, e arrepiei-me quando no último lance do jogo gritou "Golo, Golo, Golo, Golo".
É com saudade que vamos recordar algumas das suas frases que marcavam o seu estilo a comentar os jogos de futebol.
Uma grande perda...que descanse em paz.

Vou continuar a ouvir-lo...

...a fazer os relatos dos meus jogos no fifa 2005.

Re:Vou continuar a ouvir-lo...

nunca cheguei a encontrar esses tais comentarios, sabes onde posso "sacar" isso??

Re:Vou continuar a ouvir-lo...

Bem, eu comprei o CD que já vinha com os comentários mas podes procurá-los em páginas de amantes do fifa.

Obrigado Jorge Perestrelo ! :)

Lembro-me de ser pequenino e ainda não ligar muito ao futebol mas ouvir os teus relatos só pelas tuas dicas da rapaqueca e do corcodilo ! :)

Ao ouvir agora o teu último GOLO sinto-me mal por não ter torcido pelo Sporting ! Veiga ? Dias da Cunha ? Pintinho ? Tu é que és um homem do futebol e um exemplo para todos ! :)

Falo no presente porque nunca te hei-de esquecer porqe me marcaste no futebol e estarás sempre no meu coração :)

Não mereces lágrimas nem tristeza na despedida .. Mereces um sorriso de orelha a orelha porque foi sempre isso que fizeste milhões de pessoas fazer .. Sorrir ! :)

Um Obrigado do fundo do coração ! :)

O que é que isso meu irmão?

Essa não!

Levam o homem errado. Essa até eu com a minha barriguinha não falhava.

Chegado de Espanha

A 1ªcoisa que fiz em Valença foi folhear os jornais numa tabacaria. Aí soube que Perestelo tinha falecido.Fiquei com o dia estragado e os próximos.
Gostei de ler o que escreveste, aliás ainda não li mais nada de ninguém, chegaste afinal à mesma conclusão que eu: Vale a pena ser isento, nunca soube (muito menos quero saber agora) de que clube ele era simpatizante. Mas quando relatava, parecia ser de todos tal a vibração peculiar que colocava na locução. Quem me dera ser como ele!
Parabéns Camuflado pelo teu comentário, mais valia não ter que te dar mas é a vida. Vida triste a do ser humano.

Re:Chegado de Espanha

Podes querer ! Quando se ouvia os jogos do Porto ou Sporting a forma como comentava até dava a entender que era destes clubes !

Nos do Benfica é que mandava umas frases como gritar «Benfica Benfica Benfica Benfica» quando marcava GOLO e quando perdia «ai o meu benfiquinha» !

Mas que é que isto interessa ? Um verdadeiro homem do futebol que os adeptos de todos irão recordar com saudade ! :)

Que todos os benfiquistas , sportinguistas , portistas e adeptos de outros clubes fossem como ele !

Re:Chegado de Espanha

era do Benfica...

Re:Obrigado Jorge Perestrelo ! :)

Bonitas palavras...

(Afinal, és capaz de fazer bastante melhor do que aquilo que costumas mostar por aqui)

...

É uma noticia chocante. Era um homem que respirava futebol, que o vivia de forma muito intensa. Ficará ligado como o relatador do jogo que qualificou o Sporting para a final. Pena nao a poder ver e relatar.

http://maisfutebol.blogspot.com/2005/05/voltaste-arrepiar-me-jorge.html

Homenagem de Luis Sobral.

Descanse em paz.

Bem haja Mestre Jorge Perestrelo

Morreu um Icon do nosso jornalismo.
Morreu um Homem que não falava do que não sabia.
Ou se adorava a sua forma de relatar e comentar os jogos (sim... Comentar pois Mestre Perestrelo nunca deixou de dar a sua opinião mesmo que a mesma não fosse a mais consensual ou popular...)
Ou se detestava... (pois nem no exercicio do seu trabalho se esquecia do amigos e não se cohibia de lhes enviar um abraço, coisa que em alguns radio ouvintes consideravam falta de profissionalismo).

Recordo, sem esforço, alguns episódios curiosos...

- A forma como, sofrendo no relato por saber que a equipa portuguesa valia bem mais do que isso, nos mandou a todos dar uma volta, quando disse (no PSV-FC Porto (5-0)) "não relato mais esta merda..." aos microfones da Rádio Comercial...
- A maneira única como "cantava" os golos da Selecção...
- A forma apaixonante com que sempre relatou um golo (fosse de quem fosse...)
- A maneira vibrante como relatou o golo do Miguel Garcia, na 5ª Feira...

Morreu Mestre Jorge Perestrelo... E o nosso Futebol ficou mais pobre.
Como ele costumava dizer: "que Deus o tenha, na sua Infinita Bondade..."

Até sempre!

Apos um...

falhanço escandaloso (mais um!) do Nuno Gomes: "Eh eh eh...essa até eu facturaaaava com a minha barriguinha!!!" Até sempre Jorge...

Paz à sua alma

A rádio e o jornalismo ficam mais pobres sem Jorge Perestrelo.

O homem que com um estilo ousado e diferente soube cativar os ouvintes, adeptos da rapaqueca.

Infelizmente não mais voltarei a ouvi-lo gritar golo, resta a recordação e um Obrigado por tudo o que deu à rádio e ao futebol.

Cumps

Obrigado Jorge e até sempre...

Um jogo relatado por ele era um espectaculo dentro do espectaculo... Era o melhor e francamente ainda nem acredito bem no que aconteceu... Tenho a certeza que a rádio portuguesa e o deporto português ficam muito, mas muito mais pobres... Um muito obrigado por tudo Jorge, pelos grandes momentos de alegria que proporcionaste nos relatos que fizeste do meu clube e até sempre...

...

Off-Topic Morreu o Perestrelo
Por Lenhadorum (Adeus Jorge....RIP.) , Sábado, 7 de Maio de 2005 às 10:10 (Pontuação: 1)
Tive que deixar aqui uma nota, pois penso que a edição está a descansar.

Morreu o "o que é que é isso, oh meu ??!!!".

Aos 56 anos o coração do "haja coração...", não aguentou, e a voz mais inconfundível dos relatos de futebol foi fintado pela morte, "niion", e levado para onde descansam os que são eternos.

Para quem, como eu, se habituou a ouvi-lo em directo dos estádios , os relatos de futebol dificilmente voltarão a ser os mesmos, mas não haverá um remate numa bola que não me lembre o famoso "ripa na rapaqueca".

(...)

É golo!...é golo!... é golo, é golo, é golo!

(Descanso eterno à tua alma e as condolências à família)
 

Dos melhores....

...jornalistas desportivos da nossa praça,cresci a ouvir o Sporting com esta figura do nosso país,Jorge Perestrelo sai cedo da bola,mas sempre a ripar na rapaqueca,há de sempre marcar o golo com a sua barriguinha e um dia há de fazer o jacaré tossir..(e isso eu garanto) até um dia e continue a fazer os seus relatos no nosso imaginário tão monotono e sem cor no dia a dia.Obrigado Sr Jorge Perestrelo.

Saudações Leoninas
WinstonSmith

P.S.-Obrigado por ter dado aos Sportinguistas no seu relato uma alegria que pode ser a unica nos próximos anos...nem acreditou quando foi golo e sei que quando se apercebeu do impossivel já Miguel Garcia estava no meio-campo... :) Obrigado de verdade.

Quando eu era pequenino queria ser relatador...

E lembro-me bem de imitar os relatos, às vezes indo buscar as frases loucas do Perestrelo. Sempre fui um fã dos relatos da TSF, onde ele e o seu amigo Fernando Correia, nos mostravam os jogos como ninguém. Era um mundo à parte, uma visão diferente do futebol...

Para a história ficam muitas frases, mas também muitas histórias, como aquela que ainda há pouco o Mário Fernando (editor de desporto da TSF) contou na SIC:
Perestrelo: Então foi fora de jogo ou não?
Repórter: Eu acho que sim, mas o problema, foi que o fiscal de linha demorou muito tempo a levantar a bandeirola...
Perestrelo: Tens que dar o desconto pá, o bandeirinha, com aquela idade já tem dificuldade em levantar o pau!

Enfim, essas e outras, como a primeira vez que eu ouvi alguém a falar no PDI em directo na rádio...

Que descanse em paz e que no funeral dele se lembrem do seu desejo de ter música e muita alegria. É isso aí ó meu!

Jorge Perestrelo

Ontem soube da notícia e ainda hoje não consigo imaginar a grande perda que foi para o mundo da bola :-(

GRANDE comentador, por causa dele sempre que tinha de seguir um jogo pela rádio sintonizava a TSF. Conseguia dar um colorido único a um jogo de futebol, independentemente do clube em campo.

Era um espectaculo dentro do espectaculo.

Não ouvi ainda o relato do golo do Sporting que deu a passagem dos Leões à final, mas imagino como tenha sido, mesmo ao seu estilo.

Para quem o criticou pelo seu clubismo nos festejos, tenho gravado em mp3 os golos da final do Porto - Monaco da Liga dos Campeões e só posso dizer que ele sentiu como ninguém aqueles golos, no 3-0 marcado pelo Alenichev até cantou a marcha do FCP "Porto Porto Porto és a nossa glória, dá-nos neste dia mais uma alegria, mais uma vitória!"

São momentos que nunca irei esquecer, antes pelo contrário, irei recordar sempre com um grande sorriso.

Paz à sua alma e condolências a toda a família e amigos.

Obrigado por tudo Jorge.

PS: para quem quiser ouvir o relato dos golos dessa final (Porto-Monaco) pode fazê-lo aqui.

Sem palavras...

Ainda não consigo acreditar nisto.

para mim seras sempre o melhor

Jorge, ké ké issómeu? Tas a brincar com nosco? Volta ja a terra! Isto é uma ordem! Nem k o jakaré tussa tu vais voltar! Nao! Eu to a brincar, pois sei perfeitamente k jorge perestrelo esta nesta hora a relatar jogos do seu e meu kerido clube o sporting, e nação: Portugal no céu. Ele como recordaçao deixounos mtas frazes ilustres do k era a sua forma de vida e a sua forma tao natural k era de relatar jogos de futebol, como por exemplo:
"daí nem k o jakaré tussa"
"minha nossa senhora"
"gente k se liga na gente"
"mas ké ké issómeu?"
"Faz um trólóló"
a"revienga"e a"rapakeca"
"essa até eu com a minha barriguinha"
"a bola faz balançar as redes"
"as bandeiras esfraldadas ao vento comigo na festa do futebol"
isto é uma pekena recordação k tenho dele e das tantas vezes k o ouvi smbar com o k dizia o k eu mais keria ouvir da sua boca era o k ele sabia fazer tao bem k era gritar "Golo" "golo" "golo". jorge estejas onde estiveres kero k saibas k estas comigo e no coração de todos os portugueses, pois tu transmitias alegrias a todos com essas tuas palavrinha magicas. um muito OBRIGADO pelos bons momentos k passei contigo. Adeus jorge! adeus, do teu grande admirador Luis. Viva o sporting, viva o jorge, "viva a festa do futebol".

Ainda não acredito...paz a sua alma

Como é que isto é possivel? fiquei agora apático, a vida prega-nos cada partida.

Como ainda não estou em mim, vou tentar escrever algumas das coisas que me lembro pelo qual Jorge Peretrelo mudou a vida do relato em Portugal.

Ele não foi apenas o mais carismático, foi sem duvida O comentador desportivo, aquele comentador que deu cor aos relatos em Portugal. Enquanto ouviamos relatos sem brilho e sem cor, sem festa e sem alegria, eis que surge o Jorge que com frases como "ripa na rapaqueca" ou "daí nem que a vaca tussa" fizeram com que mais pessoas ganhassem o gosto de ouvir o relato da TSF. Ainda participou em alguns simuladores de futebol e muito bem, porque não estava a ver mais ninguém que ocupa-se esse lugar.

O jornalismo desportivo Português está mais pobre, morreu o Homem que nos fazia ver o jogo pela rádio.

a perda

do mais carismático dos comentadores radiofónicos. As suas reviengas, rapaquecas, "é disto que o meu povo gosta", "que é que é isso, ó meu", e tantas outras expressões de origem africana não abandonarão o nosso imaginário.
Parece que morreu de paragem cardíaca irreversível. Talvez motivada pelas muitas emoções que viveu e nos proporcionou. É por isso que se diz que o futebol é impróprio para cardíacos, e isso viu-se agora.

Adeus, jorge Perestrelo, o homem que se "masturbava radiofonicamente", como ele próprio afirmava. Ripa na rapaqueca, onde quer que estejas.

Grande Jorge

Nunca mais escrevi aqui para o forum porque acho que as coisas descambam sempre para o mal mas hoje é impossível deixar uma palavra ao melhor relatador de há décadas para cá, que pena ele não ver o seu sporting na final, e o termo da catedral ao antigo estádio da luz, nunca te esquecerei Jorge que Deus te acompanhe e que para aqueles que não acreditam que os deuses do futebol estejam com ele... ripa com a rapaqueca Jorge!!!!

O melhor comentador..

que alguma vez tive a oportunidade de apreciar relatar.

Estará sempre na nossa memória pelas suas frases cheias de paixão pelo futebol.

Continuem a usar as suas expressões, que de cada vez que isso acontecer o Jorge Perestrelo estará no meio de nós. :)

Só hoje descobri

que ele era Sportinguista. Julgo que isto demonstra o seu profissionalismo. Relatou com a mesma alegria os golos do Porto em Gelsenkirchen, nos jogos da selecção e na quinta em Alkmaar...

Até sempre

Re:Só hoje descobri

Ele era realmente um benfiquista... mas acima de tudo um grande apaixonado pelo futebol.

Fotogalerias

JOGOS TV

Arouca - FC Porto
SPORT TV1
25/10/2014 - 20:15
Estoril - Belenenses
SPORT TV1
26/10/2014 - 16:00
Sporting - Marítimo
SPORT TV1
26/10/2014 - 18:00
Sp. Braga - Benfica
SPORT TV1
26/10/2014 - 20:15
Rio Ave - Penafiel
SPORT TV1
27/10/2014 - 20:00

Resultados

Estoril 1 - 2 Din. Moscow
Liga Europa
23/10/2014 - 20:05
Steaua Bucuresti 2 - 1 Rio Ave
Liga Europa
23/10/2014 - 18:00
Monaco 0 - 0 Benfica
Liga Campeões
22/10/2014 - 19:45
Schalke 4 - 3 Sporting
Liga Campeões
21/10/2014 - 19:45
FC Porto 2 - 1 Ath. Bilbao
Liga Campeões
21/10/2014 - 19:45