Mantorras: a história do menino bonito do terceiro anel

Era inevitável, mais tarde ou mais cedo. Pedro Mantorras anunciou no passado dia 19 de Fevereiro o a
 
Mantorras em Angola: Lusa
Lusa

Mantorras tinha 20 anos quando sofreu a primeira grave lesão no joelho direito. Ainda conseguiu recuperar e voltar a ser útil ao Benfica. Quem não se lembra do seu contributo para o título de campeão nacional conquistado pelas águias em 2004/05, sob o comando do treinador Giovanni Trapattoni? Nessa época o angolano foi decisivo com golos marcados nos últimos minutos de alguns jogos. Alinhou apenas 357 minutos, mas facturou por cinco vezes, ou seja, a cada 71 minutos.

Pedro Mantorras iniciou a sua carreira de jogador profissional em Angola, no Progresso do Sambizanga e o seu talento rapidamente chamou a atenção de alguns clubes. Chegou a estagiar no Barcelona, e só não ficou em Camp Nou porque existia lugar para apenas mais um extra comunitário. E o escolhido foi o nigeriano Babangida.

Em 1999 treinou à experiência na Académica, mas acabaria por ir para o Alverca, na altura presidido por Luís Filipe Vieira. E os dois logo estabeleceram uma relação de enorme cumplicidade, praticamente de pai e filho.

Esteve um ano e meio no Alverca e rapidamente se percebeu estarmos na presença de um potencial fora-de-série, que bem trabalhado se poderia transformar num dos melhores do mundo. Somou exibições de encantar, embora sem marcar muitos golos - 10 em 31 jogos na Liga portuguesa, ainda assim uma marca bem interessante para um jovem de 18/19 anos e numa equipa sem grandes pretensões.

A aventura no Benfica

Entretanto, Luís Filipe Vieira passou a ser o presidente da SAD do Benfica e não desperdiçou a hipótese de contratar Mantorras, na pré-temporada de 2001/02. O angolano teve entrada fulgurante no clube e estreou-se no campeonato com uma exibição de sonho, no terreno do Varzim. Ainda assim, nem tudo é perfeito para o seu lado: o Benfica empata e a duas bolas e Mantorras sofre uma marcação impiedosa dos adversários.

Após esse encontro na Póvoa, Luís Filipe Vieira proferiu uma das frases mais famosas da história do futebol português: "Deixem jogar o Mantorras!" Algumas semanas mais tarde, o dirigente surpreendeu quando disse que o avançado angolano valia 18 milhões de contos [90 milhões de euros], valor até aos dias de hoje apenas pago por um jogador: Cristiano Ronaldo.

Na jornada seguinte estreia-se na Luz para o campeonato com mais um excelente jogo, mas os primeiros golos aconteceram na ronda seguinte, igualmente em casa. E foram logo três, no triunfo (3-2) diante do Vitória de Setúbal. Termina essa temporada com 13 golos em 30 partidas da Liga portuguesa e como o grande ídolo dos adeptos.

Ninguém poderia prever o que iria acontecer na temporada seguinte. Lesiona-se com gravidade e e já só cumpre oito jogos no campeonato, com três golos marcados. Nunca mais voltaria a ser o mesmo e passa a ser utilizado com pouca frequência.

A excelente relação com o presidente e o facto de ser o menino-bonito dos adeptos levam a que continue no plantel, apesar das suas visíveis limitações e de todos terem a noção que não poderia fazer alta competição.

Mantorras fez entrar no dia 19 de Fevereiro uma participação a reclamar pensão vitalícia por "incapacidade para o trabalho individual". E Luís Filipe Vieira já anunciou o final de carreira do seu "filho adoptivo". O presidente do Benfica quase foi às lágrimas.

"Este é o momento em que o Pedro [Mantorras] decidiu que chegou o tempo de parar de lutar contra o sofrimento, contra as dores e contra as limitações físicas que o impediram de ser o que ele merecia e podia ter sido: uma referência mundial do futebol. Mas ele nunca abandonará o Benfica", referiu, durante o almoço de inauguração da Casa do Benfica do Seixal.

Resta saber qual será o cargo que Pedro Mantorras vai ocupar no Benfica. Uma coisa é certa: continuará a ser o menino bonito do terceiro anel.

Benfica:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

lamento pelo mantorras

mas do seguro ele recebe nada, se alguem tiver que pagar será o benfica é só ler isto
http://www.nexus.ao/ver_desporto.cfm?id=8302

o mantorras só precisa , de seguir o concelho do l.f.v.

que é por a companhia de seguros em tribunal pelas contas do vieira que aconselhou o pobre mantorras a essa queixa, só que o luis filipe vieira pensa que esperto , meteu o pé na argola ao dar este conselho porque , como disse o mantorras no livro e na imprensa, e até os médicos que o operaram ,, o mantorras foi injectado pelo benfica para ir dando moral ás tropas , levaram 8 anos nesta brincadeira a abusar do mantorras para encher de moral os adeptos e irem ao estádio ver o seu talismã, portanto a companhia de seguros SÓ DIRÁ O SEGUINTE SE NÃO ESTAVA CURADO NÃO DEVIA JOGAR , SE JOGAVA ESTAVA APTO SE ESTÁ APTO NÃO HÁ LESÃO . SE NÃO LESÃO NÃO HÁ INDEMENIZAÇÃO ,, 8 ANOS A RECEBER BEM AGORA É QUE VÊEM COM A LESÃO QUANDO JÁ NÃO HÁ RENOVAÇÃO DE CONTRATO , BEM AGORA TODOS OS JOGADORES DO MUNDO QUE TÊEM MAZELAS , VÃO ACIONAR QUIXAS CONTRA OS SEGUROS , DADO ARREGAÇADO , EU TAMBEM COM 18 ANOS TIVE UMA LESÃO MINISCAL NUMCA MAIS PODE JOGAR FUTEBOL , FUI PARA CAMIONISTA ,, PERDI MILHÕES DE CONTOS , EU IA SER MELHOR QUE PÉLE . PELO MENOS ERA O QUE DIZIAM OS DA MINHA CRIAÇÃO ,,,, EU TAMBEM QUERO E RETROATIVOS JÁ

Ainda hoje...

o Alverca tem a receber 750 000 € da transferência do Mantorras!

Vieira quer que ele continue...

...no clube? Pudera.

Mantorras se tivesse apoio,colocava era o clube em tribunal.benfica transformou Mantorras num inválido(para jogar futebol).

Claro...

Porque o Benfica não tem sustentado o jogador. Muita merda se diz sobre este homem. E 99% da merda que dizem é às escuras...

Era o que faltava tb....

..além de o terem aleijado,ainda por cima,não lhe pagarem o ordenado.

Mantorras, como a imprensa faz uma carreira.

Será recordado por ter feito um bom jogo contra o Vit. Setúbal, o Marco Tábuas foi amigo.
Útil também no ano do título do Trap, impressionante como empolgava os adeptos.

Hã?

Mas tu lembras-te bem do Mantorras antes da lesão ou é só letra o que estás para aí a escrever?

Lembro-me perfeitamente.

Lembro-me perfeitamente. Ainda continuas a achar que se não fosse a lesão era o novo Eusébio?

Só na vossa cabeça.

Novo Eusébio...

...não, nunca disse isso. Simplesmente tenho a certeza de que seria um enorme avançado.

18 milhões de contos...

..na moeda antiga ;).

Pelo novo Eusébio? E era

Pelo novo Eusébio? E era barato!

Não era o Akwá o..

novo Eusébio?

Ou o makukula?

Ou será que era mesmo o mantorras???

Fotogalerias

JOGOS TV

Não serão exibidos jogos nos próximos dias

Resultados

Estoril 2 - 1 Nacional
Primeira Liga
14/09/2014 - 19:15
Boavista 1 - 0 Académica
Primeira Liga
14/09/2014 - 16:00
Marítimo 2 - 0 Penafiel
Primeira Liga
14/09/2014 - 16:00
Sporting 1 - 1 Belenenses
Primeira Liga
13/09/2014 - 20:15
Arouca 1 - 0 Sp. Braga
Primeira Liga
13/09/2014 - 18:00