FC Porto 2012/2013

Na próxima época o plantel do FCP deve apresentar grandes alterações, nas próximas semanas deve have
 
FC Porto campeão nacional 2011/12: as imagens da festa - foto 02
Lusa

Como todos devem saber muitos jogadores vão sair do FC Porto neste defeso e para os substituir o Porto terá necessariamente de contratar muitos jogadores para os substituir.

Começando pela baliza, com a continuidade de Helton e a entrada de Fabiano, Bracalli ou Beto devem ser preteridos, enquanto que Kadu deve ser emprestado a um clube da Orangina para jogar regularmente.

No eixo da defesa Rolando deve sair, abrindo espaço para a entrada de mais um central, que deve ser Ewerton ou Luís Neto, ou talvez até os dois se Otamendi sair, apesar de ser muito improvável, enquanto que jogadores como André Pinto e Abdoulaye devem ser emprestados novamente.

Nas laterais Álvaro Pereira deve sair, ficando Alex Sandro como titular do lado esquerdo, sendo necessária a contratação de mais um defesa-esquerdo (N’Sakala foi apontado ao Porto, sendo que poderia ser uma boa contratação se o interesse se confirmar). Do lado direito não devem haver muitas alterações sendo que é pouco provável que Sapunaru seja vendido, sendo que se este cenário se confirmar Miguel Lopes deve voltar para ocupar o seu lugar.

No meio-campo os médio que já lá estão (Moutinho, Lucho Gonzalez, Defour e Fernando) devem ficar, sendo necessária a entrada de dois médios, um mais defensivo e outro mais ofensivo, como Ganso, sendo que Castro merecia também uma oportunidade para mostrar o seu valor.

O ataque deverá ser o sector que sofrerá mais alterações, com as prováveis saídas de Hulk e Varela (claro que em condições completamente diferentes) e a saída certa de Cristian Rodríguez. James Rodriguez, Iturbe e Djalma devem continuar, C. Atsu deve ser integrado no plantel principal e Kelvin deve ser emprestado de novo, visto que, apesar de ter feito grandes jogos, não conseguiu a regularidade e objetividade exigidas num clube como o FCP.

Na frente do ataque é necessária a contratação de um jogador para jogar como titular (Jackson Martinez seria uma excelente opção), mantendo-se Janko e Kléber como 2ª e 3ª opção respetivamente, sendo que Kléber deverá aumentar o nível ultrapassando Janko na “hierarquia”.

Na próxima época o plantel deve apresentar grandes alterações para com o plantel desta época, sendo que se deve assistir nas próximas semanas a um grande vaivém de jogadores no FCP, o que não é normal no clube.

FC Porto:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

vai falar do teu clube

vai falar do teu clube palhaço , aqui não és ninguém ,

Eu acho que o Porto devia

Eu acho que o Porto devia voltar ao esquema do 4-4-2 Losango dos tempos do Mourinho. Porquê? Porque se Hulk sair, teremos um meio campo mais forte do que para a posição de extremos. Vejamos...

Fernando a trinco. Moutinho e Defour a box-to-box. Lucho ou James a médio ofensivo (posição 10).
Na frente Janko ou Kléber a ponta de lança e Iturbe, Varela ou Djalma a 2º avançado (como Derlei).

Este sistema de jogo favorece as equipas com laterais ofensivos mas competentes a defender. Alex Sandro e Danilo dão essas garantias.

Acho que não faz sentido o Porto continuar a apostar na tácita actual e confiar as alas para Varela e Djalma já que está mais que provado que James é bom a extremo mas é uma pérola a nº10!

Quanto a contratações, e tendo em conta o sistema de 4 médios centro, já fazia sentido chamar de volta o Castro e o Souza e ainda contratar o tão falado Ganso.

GR- Hélton, Bracalli, Kadú
DC- Maicon, Otamendi, Mangala, André Pinto???, Abdoulaye???
DD- Danilo, Sapunaru
DE- Alex Sandro, Rafa??? Mbola??? Addy???
TR- Fernando, Souza
MC- Moutinho, Defour, Castro, Lucho
MO- James, Ganso
AV- Varela, Iturbe, Djalma, Atsu???, Kelvin???
PL- Janko, Kléber, Thibaut Vion???

Lápis vermelho

Totalmente de acordo, visto que vamos perder Hulk (melhor jogador do campeonato) e os restantes extremos não são tão decisivos como o Brasileiro.
Jogaríamos com um ponta de lança pouco móvel e outro mais agitado na sua retaguarda. Um Djalma ou Varela podem perfeitamente fazer esse papel como tu referiste.

André Pinto e Abdoulaye? Prefiro que rodem do que fiquem 1 ano no FC Porto para fazer os jogos da Taça da Liga.
Teremos que ir ao mercado buscar um defesa esquerdo. Os nomes que adiantaste não parecem estar à áltura do bi-campeão nacional. Talvez possam dar a oportunidade a Rafael. Não estou dentro da situação.
Ganso é apenas a imprensa a falar.
Iturbe, Atsu e Kelvin precisam de rodar mais um ano. São muito verdinhos. Já viste se Iturbe fosse emprestado? Podia crescer tanto ou mais como Atsu.

O Maicon esteve 2 anos no

O Maicon esteve 2 anos no banco do Porto e agora está um senhor central, portanto acho que o André Pinto podia integrar o próximo plantel sem receios nenhuns.

Amigos! Onde é que vocês vivem?

Aonde é que viram um treinador a mudar a sua forma de jogar para se adaptar aos jogadores que tem? Em 50 anos a ver futebol eu nunca vi! Para além de Mourinho e por alguma coisa é o melhor do mundo, que consegue treinar uma equipa e, esquemas diferentes, nunca vi um treinador abandonar os seus princípios de jogo para se adaptar aos jogadores que tem. O que vi, sempre, foi o treinador ter bons ou maus resultados consoante os jogadores são ou não capazes de se adaptar ao futebol dele!

Desculpa lá mas não sabes o

Desculpa lá mas não sabes o que dizes. Os melhores treinadores normalmente estão nos melhores clubes, e os melhores clubes normalmente compram os jogadores que o treinador quer para a táctica que tem em mente. Mas 90% dos treinadores têm que se adaptar aos jogadores que o clube tem e lembro-me do Mourinho ter dito que o melhor treinador não é aquele que incute aos jogadores a sua forma de pensar e de se situarem no terreno. O melhor treinador é aquele que conhece bem os seus atletas e tira proveito das suas melhores características para fazer um grupo e montar uma táctica. Porque achas que quando o Fernando não joga jogamos com o Moutinho e o Defour mais recuados? Porque nenhum tem a capacidade de corte, marcação, fazer dobras, e com um pulmão que só o Fernando tem.

É necessário uma mudança de política!

O Porto tem-nos habituado, em épocas anteriores, a comprar muitos jogadores, alguns dos quais de duvidosa utilidade, e a não apostar nos jovens nomeadamente nos que foram formados no clube. Muitas vezes me pareceu que alguns negócios tinham mais a ver com interesses de empresários que com os do clube. Mas a crise chegou ao futebol e é notório que o Porto passou por grandes dificuldades de tesouraria este ano além de que o mercado está claramente em baixa e há poucos clubes capazes de gastar milhões em reforços. Importa pois mudar de política e gastar menos ao mesmo tempo que se impõe olhar mais para o sector da formação e para aqquilo que ele pode eferecer.Um aspecto negativo é, sem dúvida o treinador, que não parece homem para seguir uma aposta destas!
.Nos guarda-redes, a boa e barata contratação de Fabiano Freitas terá de ser compensada com a saída de um dos mais cotados como Barccali, Beto ou mesmo o titular Helton.
Na defesa, as saídas de Álvaro Pereira e Rolando são inevitáveis e a de Otamendi provável. Para os seus lugares faria regressar Ricardo Carvalho que precisa de acabar a sua carreira em grande e que poderia ajudar a formar centrais melhores e voltar Abdoulye um jovem cheio de potencialidades ou até André Pinto. Um lateral esquerdo é absolutamente necessário.
Na linha média, onde além de Belluschi e Guarin não voltarem, Fernando e João Moutinho podem estar de saída, há que pensar bem. Castro tem de ser uma aposta e talvez não fosse mau voltar a apostar em Souza que, no início da temporada que finda, mostrou ser um bom valor. Defour parece ser um elemento ideal para fazer o posto de Moutinho se este sair. É necessário mais um médio ainda que Danilo possa ser utilizado como tal sobretudo em jogos de maior dificuldade. Hugo Viana poderia ser uma boa solução e o jovem Sérgio Oliveira a surpresa com um técnico decidido a jogaer com os jovens.
Finalmente nos avançados parece quase certa a saída de Hulk até por ser, depois da desvalorização que Vítor Pereira provocou no plantel, o activo que poderá proporcionar um encaixe mais significativo à SAD. Varela também poderá sair e Walter é certo que não estará de regresso. A entrada de mais um ponta de lança, de preferência titular de caras, é essencial e, além de diversas hipóteses vindas de fora, Lima do Sporting de Braga poderia ser uma excelente aposta. O regresso de Christian Atsu parece-me seguro e o de Ukra talvez seja necessário. Por seu lado, Iturbe não poderá ficar outra temporada sem ser utilizado com regularidade.
Muito impoirtante é também ter muito cuidado com os jovens que sobem dos juniores sendo que alguns, nomeadamente o ponta de lança francês Thibaut Vion me parece um elemento de grande futuro.

Apesar de não estar

Apesar de não estar completamente de acordo com a política de contratações dos "grandes" portugueses a verdade é que esta deve ser a política de contratações da próxima época. Esperemos que com as novas regras de fair-play financeiro da UEFA as equipas portuguesas se virem para a sua formação e para os jogadores de outros clubes portugueses.

Quanto à continuidade do

Quanto à continuidade do Helton apesar de este ter dito que queria ficar ainda não se confirmou a sua renovação, creio eu de que. Quanto a Ganso é um sonho que provavelmente nunca vai acontecer, a não ser que o Hulk renda bem. Fernando pode muito bem sair, até porque já o quis no inicio de época e não aconteceu nada que possa mudar a sua opinião.

Quanto aos reforços, sinceramente, não estou a ver quais são as possiveis entradas. Fabiano já o esperava, tendo o Porto como segunda chance caso o 1º negocio falha-se Adriano do Gil. Quanto ao resto Abdoulaye pode ocupar o 4º lugar de central.

Mas é no meio campo e meio do ataque que, realmente, não se sabe o que se espera. Jackson Martinez parece caro, para isso íamos buscar de Jong ao Twente que já tem créditos firmados na Europa. No meio campo pode haver saídas, mas entradas não se consegue encontrar jogadores de qualidade para a ideia que o Porto tem de compra e venda.

Fotogalerias

JOGOS TV

Benfica - Gil Vicente
Benfica TV
21/12/2014 - 17:00
Nacional - Sporting
SPORT TV1
21/12/2014 - 19:15
Sp. Braga - P. Ferreira
SPORT TV1
22/12/2014 - 19:00
Rio Ave - Belenenses
SPORT TV1
22/12/2014 - 21:00

Resultados

Benfica 1 - 2 Sp. Braga
Taça de
18/12/2014 - 20:00
Vizela 2 - 3 Sporting
Taça de
17/12/2014 - 20:00
Rio Ave 2 - 0 Chaves
Taça de
17/12/2014 - 16:00
Marítimo 2 - 1 Oriental
Taça de
17/12/2014 - 16:00
Nacional 2 - 1 Santa Maria
Taça de
17/12/2014 - 15:00