Sporting: UEFA recorda descidas de divisão dos "gigantes"

Má temporada em Alvalade e em Atenas deu origem a um artigo no portal da UEFA.
 
Rui Patrício olha para o chão

O Sporting, um dos "grandes" em Portugal, está a um ponto da zona de descida de divisão. O AEK de Atenas, que já conquistou 11 campeonatos na Grécia, divide o último lugar com o Kerkyra.

As fases negativas destas duas equipas, habituadas a outras posições (o Sporting nunca terminou o campeonato português abaixo da quinta posição), levaram a UEFA a publicar um artigo no qual recorda as despromoções de alguns "gigantes" europeus.

Na lista publicada nesta quinta-feira, e por ordem cronológica, o primeiro caso a ser mencionado é o do Nuremberga, que em 1968 foi campeão na Alemanha, mas no ano seguinte desceu de divisão.

O Manchester United foi despromovido em 1974, após um golo marcado por Denis Law, jogador do Manchester City e que na época anterior tinha representado o... Manchester United.

Na União Soviética, o Spartak de Moscovo desceu de divisão em 1976, num ano marcado por recursos financeiros escassos e por um plantel de qualidade modesta. Em 1980, o Marselha contava com internacionais franceses no seu plantel, mas foi despromovido.

O AC Milan de Baresi também não escapou à descida em 1982, três anos depois de ter sido campeão italiano. Mais recentemente, em 2000, foi o Atlético de Madrid a ser relegado para a segunda divisão em Espanha - pela primeira vez desde 1933/34. Jimmy Hasselbaink falhou uma grande penalidade que poderia ter salvo a equipa de Madrid.

Em países em crise financeira - Portugal e Grécia - pergunta-se: este tipo de crise vai chegar a Sporting e AEK em 2013?

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Sporting:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ja esperava

Ao menos a UEFA reconhece a grandeza do SCP e considera o clube como um dos gigantes

o antigo clube de pinto da

o antigo clube de pinto da costa, quando ainda era futebol clube do porto desceu de divisao (desportivamente, nem foi por nenhuma batota, foi simplesmente por pontuacao) contudo conseguiram-se salvar da descida com um alargamento no nacional que safou os andrades, portanto foi ate ver.. o unico grande portugues a descer.

Não duvido

Em que ano foi?

o SPOR DROGAS LFV E TIRIRICAS

É QUE JÁ ESTIVERAM 2 ANOS SEM LÁ IR , COMO JÁ TEVE JOGADORES EXCLUIDOS DA SELEÇÃO POR DROGAS , COMO JÁ TEVE UM JOGADOR CASTIGADO POR DROGAS PARA TAPAR O MÓZER- COMO JÁ TEVE OPERAÇÕES CORAÇÕES . COMO JÁ SE ABETUARAM AO DINHEIRO DAS CAMISOLAS DO INFELIZ TORRES .. COMO AINDA NÃO PAGARAMA A MORTE DO LUCIANO - COMO JOGARAM NUM CAMPO EMPRESTADO PELO SPORTING - PARA NÃO ACABAREM -- ESTES CLUBES QUE CONSTREM ESTÁDIOS COM SORTEIOS DE PIRIQUITOS , AINDA ESTÁ DEUS PARA VIR Á TERRA EXPLICAR ISTO DE UM ESTÁDIO COM SORTEIOS DE PIRIQUITOS , NEM EM FÁTIMA OUVE DISTO

drogados...

drogados...

Sem

ir à segunda liga? LOOOL

LOL

É só gozar com o zbód!

E

os grandes que desceram de divisão devido à corrupção?

isso é tabu...

isso é tabu...

Pois,

parece que sim...

a U.E.F.A. DEVIA ISSO SIM

DE DÁR A CONHECER AO MUNDO , a divisão que fáz só com a intenção de proteger certos clubes , e qual a razão que criou uma prova que não vão os campeões desses paises , a maior prova da uefa, mas sim 2º3º4º5º6º classificados ,, se há maior divisão e proteção aos ricos a uefa é perita , e não tem moral

Dá-me

exemplos de campeões que não vão lá. 5ºs e 6ºs classificados? Deve acontecer todas as épocas, deve...

Fotogalerias