Vencedores das Taças do seu país na Liga dos Campeões?

 

A última ideia da UEFA reside na incorporação dos clubes que vençam a Taça de cada país na Liga dos Campeões, o que fará provavelmente com que os dirigentes dos clubes pequenos esfreguem as mãos de contentes, mas que por outro lado põe em causa a competitividade e o equilíbrio da prova.As Taças de cada país são competições que várias vezes são conquistadas por equipas pequenas. Temos os exemplos do Beira-Mar e do finalista vencido (pelo campeão, e logo teria o direito a participar na prova) Leixões em Portugal, e do Alemania Aachen na Alemanha.Já alguém imaginou um Manchester United-Leixões, um Beira-Mar-Barcelona ou um Alemania Aachen-Chelsea na Liga dos Campeões? A Liga dos Campeões é a prova de clubes mais prestigiada do Mundo por isso mesmo! Pela incapacidade de prever resultados antes dos jogos! Pelo equilíbrio das equipas que a disputam!Que interesse tinham este tipo de jogos? Quem iria perder tempo a vê-los? O que acham os relvas acerca desta ideia da UEFA? Parece-vos descabida? Ou até tem a sua lógica? Espero as vossas respostas.JonasThern

Liga dos Campeões:

Comentários [41]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Vencedores das Taças do seu país na Liga dos Campeões?

Com esta medida a taça torna-se uma competição mais apelativa, o que dificulta a vida aos clubes mais pequenos. Como tal, vencedores como o beira mar iriam ser a excepção e não a regra.

humm

penso k deviam ir era pa uefa

Tudo começou...

... em 99 com a extinta taça das taças, e com a crescente sede por dinheiro por parte dos clubes. Estes conseguiram desvirtuar a Liga dos Campeões ao ponto de termos campeões europeus que não foram campeões dos seus respectivos países, exemplos disso foram no ano passado o AC Milan e há algumas épocas o Liverpool... Quer queiramos quer não a Champions League é a liga europeia que à uns anos atrás clubes de top, incluido o Porto manifestavam interesse. Houve um 2in1 por parte da UEFA que estava a ver que perderia o controlo sobre uma competição que gera biliões. A meu ver, isto desorganizou e deterpou a verdade desportiva. O que fizeram foi pegando um pouco na realidade desportiva e do interesse de adeptos em determinados clubes e fizeram um mix para dar a Champions League. É engraçado ouvir os jogadores portugueses /brasileiros chamarem a essa competição de Champions, i.e. em inglês, pois até revela por parte destes que não se trata de uma verdadeira liga dos Campeões. Por vezes devia-se dar um passo atrás para dar dois em frente. Penso que seria benéfico organizar as competições como foram organizadas inicialmente, i.e., campeões disputam a Taça dos Campeões, vencedores da taça disputam a taça das taças, e os restantes melhores classificados disputam uma taça europeia. A supertaça europeia de verão será entre o vencedor da taça das taças e da liga dos campeões. Poderá é haver uma mini liga entre os clubes que tenham chegado às finais das 3 competições referidas... Mas isto são só ideias! Penso que o que a UEFA está a fazer é a criação de duas ligas europeia, a champions é tipo a primeira divisão e a UEFA e a segunda... Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Tudo começou...

Exactamente o que penso. "Interessante". Cumps

Obrigada!

Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Tudo começou...

E mais nada! Pena não ter pontos para atribuir! Concordo plenamente!

Obrigada!

Cumprimentos Futebolísticos!

Bom ou mau...

Digamos que é mau caso o clube em questão seja um grande desse pais,com algum prestigio e tira a vez dos pequenos e fica mais rico só de chegar á Liga Campeões. Devia ser dado é um bónus para os clubes pequenos ou aqueles clubes que tem ranking baixo e não chegam á champions por causa disso e perdem-se na uefa...sendo campeões vários anos. Há clubes campeões espalhados pela Europa que a Uefa por ver que tem prestigio/ranking quer clube quer pais, só coloca o campeão desse pais ou mesmo campeão e vencedor na taça. Os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres..e Platini quer destruir a meu ver o futebol com suas ideias.

Antes de mais...

É preciso saber em que posição é que estas equipas iriam aparecer na "Liga dos Campeões". Pois pelo que entendi os vencedores das Taças iriam substituir o último classificado dos lugares disponíveis, reduzindo ao mesmo tempo a influência das Ligas mais importantes (julgo eu tirando lugares a estes). Se Portugal tiver 2 lugares nas próximas épocas, como será de esperar, então o 1º classificado terá entrada directa e o Vencedor da Taça irá à 3ª pré-eliminatória. Pergunto eu, não será mais justo irem vencedores de competições do que um 2º classificado? E em caso de dobradinha de um qualquer clube? Quem ficaria com o acesso? o 2 da classificação geral ou o 2 da Taça? (esta já deve dar um pouco mais que pensar em termos de "justiça"). É claro que isso iria fazer com que os Clubes Grandes deixassem de ver a Taça como algo "acessório", deixaria de haver tantas surpresas pois o "desleixo" seria bem menor dada a importância que passaria a ter a taça de Portugal em termos de rentabilidade financeira. Assiste-se, nos últimos anos, nos nossos clubes uma filosofia de que, ficar em 1º ou em 2º é quase a mesma coisa. Aliás, em termos financeiros é mais vantajoso não vencer o campeonato pois assim evitam-se pagar prémios mais elevados. Então, para estes, vencer a Taça ou o campeonato será praticamente a mesma coisa, passando a Taça a ter bastante mais importância do que tem agora. Logo, se se eleva a Taça de Portugal de competição "acessória" a competição de 1º plano, iremos também assistir a um aumento das receitas internas por parte dos clubes, pois de certeza que irão surgir interessados (Tvs e patrocinadores). Julgo que se se concretizarem estas ideias, poderemos estar no dealbar de uma nova realidade competitiva em Portugal, e deixaremos de dizer que Clube X tem N campeonatos e começaremos também a contrapôr que o clube Y tem N+M taças de Portugal.

Re: Antes de mais...

Concordo!

Qual é o problema de Leixões e Manchester jogarem?

Deves pensar que o Leixões perdia por 7 ou 8... se até conseguiu empatar com o "maior" clube do mundo. lol

Re: Qual é o problema de Leixões e Manchester jogarem?

Espero então que o Benfica seja eliminado, senão ainda lhe calha um Manchester e perde por uns 7-0 à moda de Vigo! ;)

Re: Re: Qual é o problema de Leixões e Manchester

Ainda nos calha um Artmédia ou um Viking.

Re: Re: Re: Qual é o problema de Leixões e Manchester

Ou até quem sabe um Halmstad! :)

Re: Re: Re: Re: Qual é o problema de Leixões e Man

Talvez, e quem diz Halmstads diz Casino Salzburgo!

Re: Re: Re: Qual é o problema de Leixões e Manchester

lol

Por mim, não há problema.

Quem sabe não teríamos um clube pequeno a por em sentido os grandes. A questão prende-se é com a justiça ou não de um clube que não ganhou o seu campeonato poder disputar uma prova supostamente dirigida, em exclusivo, aos vencedores das respectivas ligas. Quanto ao resto, uma potencial grande receita para o clube pequeno com fortes possibilidades de lhe dar o orçamento total para a época seguinte. No lado oposto temos os custos associados a essa participação que como já se verificou em algumas das equipas portuguesas da 'segunda linha', pode derrubar o orçamento anual.

Re: Por mim, não há problema.

"A questão prende-se é com a justiça ou não de um clube que não ganhou o seu campeonato poder disputar uma prova supostamente dirigida, em exclusivo, aos vencedores das respectivas ligas." Desculpa, mas essa já é a situação actual!

Pra isso.....

Mais vale ressuscitar a Taça das Taças... não é?

Mudem o nome da prova!

Vê antes as coisas desta forma... O Liverpool não é campeão de coisa alguma à décadas, e nos últimos anos venceu a Liga dos Campeões por uma vez, e foi finalista vencido na época passada. Também não achas isto ridículo? O que eu tenho a dizer é que ao menos os vencedores das taças são campeões de alguma coisa, e esta é uma forma de aumentar (e de que maneira) o interesse das taças nacionais para os clubes que as disputam! Achas que se as taças derem acesso à Liga dos Campeões, os clubes fortes vão continuar a usar os suplentes e reservas nesses jogos? É óbvio que não! Além disso, se as taças são provas que envolvem todas as equipas de cada país, é apenas justo afirmar que quem a vencer é o melhor clube desse país. Não basta ser a melhor equipa no papel... Também é necessário sê-lo em campo! Se um Beira-Mar, ou um Marinhense ganhar a taça de portugal e com isso for à Liga dos Campeões, então é porque dentro de campo foram melhores que todas as outras equipas em prova, e como tal provaram em campo que estão mais aptas a participar na Liga dos Campeões do que qualquer outra! Além disso, se uma equipa perde para um Mafra, ou um Gondomar, ou um Torreense, acham que essa equipa tem nível para ir a uma Liga dos Campeões para jogar contra Milan, Barça, Chelsea e afins? Concordo mais com a entrada na competição dos vencedores das taças nacionais, do que com a entrada dos 2ºs, 3ºs e 4ºs classificados! Estes últimos são na melhor das hipóteses, quase campeões, e a Liga é chamada Liga dos Campeões, e não Liga dos Quase Campeões! Cumps

Re: Mudem o nome da prova!

concordo com quase tudo e o teu ponto de vista é de facto muito bom. Tb sou da opinião que se o um Vizela ou um Micaelense fosse a uma competição europeia, e só levasse cabazadas, a culpa não era certamente desses 2 clubes, mas sim dos clubes de 1ª divisão que se deixaram eliminar por estes. Esses é que deviam ter vergonha por terem deixado uma equipa de 2ª ou 3ª chegarem tão longe! Concordo plenamente com situações como a do liverpool, um clube que salvo erro não ganha o campeonato desde 89/90, há quse 20 anos, e vai à liga dos campeões, porque fica em 4º nos campeonatos. Além disse, só preparam os picos de forma para a champions, onde a partir dos 1/4 de final, aparecem cheinhos de força e combatividade, como nunca vista no resto da época. Precisamente ao contrário das outras equipas que lutam para ser campeãs, que a partir dessa fase começam a perder gás (veja-se o man Utd o ano passado contra o Milan, por exemplo). Na minha óptica, o máximo de equipas por país deviam ser de 2, e deviam meter-se mais equipas ao barulho. A Europa tem 53 países (isto incluindo S. Marino, Vaticano, e 3 ou 4 que teem porções de território europeu, como a Russia ou a Turquia); Ora, Em vez de 8 grupos de 4 equipas, que tal 16 grupos de 4 equipas? Passariam a ser 64 equipas, e dava para lançar em grupos equipas de países como a Roménia, Hungria, Bulgária, Montenegro, Macedónia, Albania, Bielorusia, Eslováquia...etc, dando-lhes mais rodagem, mais chances, e possibilidade de evoluir no futebol europeu. a unica diferença é que passaria a haver 16 avos de final, ou seja, mais uma ronda, mas nada que não se resolvesse, face á pausa da champions do inicio de dezembro até ao final de fevereiro... era simples acrescentar essa ronda a mais no calendário. Mas percebo que a uefa não tenha muito interesse em expandir estes países futebolisticamente, Face ás receitas monetárias. Bem como Espanhas, Inglaterras e Itálias, cujos direitos de transmissões televisivas, receitas, prestígio e outros cairiam um pouco, e isso não interessa aos países que mandam no futebol. O que interessa é facturar, facturar, facturar... Dar chances a outros países, nem pensar, só se fosse lucrativo. São uns forretas de 1ª água! Ainda há uns meses atrás o Platini lançou a ideia de um máximo de 2 ou 3 clubes de um só paísna champions, e houve logo uma série de revoltados, desde Inglaterras e Alemanhas, que fizeram com que isso não fosse adiante. Até metem nojo! Apenas discordo do facto de inserir os vencedores das taças na Champions. Sou da Opinião que a Taça das Taças devia regressar, e lembro-me bem na altura que era uma competição com tanto ou mais prestígio que a taça uefa. Se fosse bem patrocinada e elaborada, não ia concerteza ser menos rentável que a taça uefa, e quiçá, até mais prestigiante, como era antes. Cumps

Re: Re: Mudem o nome da prova!

Isso seria o ideal! Voltar a haver as 3 competições europeias, com os campeões na liga dos campeões; os vencedores das taças na taça das taças; e os melhores classificados do campeonato na taça uefa. Quanto à tua análise económica, acertaste em cheio! O futebol é um indústria, e comporta-se como tal. É uma vergonha...

Re: Mudem o nome da prova!

mas o Liverpool ganhando a liga dos campeões torna-se campeão de alguma coisa... quando nem sequer imagino o Beira-Mar o Leixões ganhar um so jogo na Liga dos campeões. Para ser sincero, para mim, nem na UEFA Cup têm lugar pois so fazem perder pontos no ranking da UEFA. O que imaginas que vão fazer na UEFA o Belenenses e ainda pior, o Paços? Nada. Até o Leiria se vê aflito frente a uma equipa israelita totalmente desconhecida... Assim, não concordo com esta medida, pois a Champions perdera assim muito nivel, face ao que conhecemos hoje.

Re: Re: Mudem o nome da prova!

O Liverpool qualificou-se para a Liga dos Campeões por ter ficado em 3º ou 4º lugar. Foi campeão de quê para entrar na Liga dos Campeões??? Ai tu não queres que o Belenenses, e Paços não entrem na UEFA? Então porque é que não sugeres já agora que o campeonato português tenha apenas 3 equipas (tu sabes quais)??? Assim só íam às competições europeias clubes que tu achas que devem ir! Ah pois... mas o Benfica começou o campeonato contra as 2 equipas que subiram de divisão, e não ganhou nenhum jogo. Então como é? O Leixões e o Vitória são equipas com qualidade para ir à Liga dos Campeões? Ou é o Benfica que nem devia ir às competições europeias? E já agora, tens casos recentes de equipas relativamente fracas como o Lens que ganharam ao Manchester United. As competições europeias têm regras de acesso que estão alicerçadas apenas no desempenho dos clubes, e não no "nome" do clube. Queres uma prova só com "nomes", compra o PES e faz uma liga só com esses clubes!

Re: Re: Re: Mudem o nome da prova!

compara o Lens ao Leixões e Beira-Mar é ousado!

Re: Re: Re: Mudem o nome da prova!

O Lens dava 4 ou 5 ao Beira-Mar pah! Os clubes portugueses que não o Benfica, Porto e Sporting só iam envergonhar Portugal na Liga dos Campeões! Já os três grandes se vêm à rasca para passar nos gurpos, quanto mais os outros pah.

Re: Re: Re: Re: Mudem o nome da prova!

O Beira-Mar que na época passada empatou com o Sporting e o Benfica? O Beira-Mar que esta época venceu o Boavista? Estás a dizer que o Lens dava 4 ou 5 a qualquer um destes clubes que eu mencionei? Olha o Belenenses... Jogou contra o Real Madrid e só perdeu 1-0 com um golo mesmo no fim! E que eu saiba quando o Boavista esteve na CL, não foi vergonha nenhuma tendo até chegado a passar a primeira fase de grupos. Vergonha é haver pessoas que pensam que as camisolas ganham jogos, ou que o resultado de um jogo é decidido pelo prestígio de um clube! Pensam assim porque cá em portugal é sempre a mesma roubalheira a favor dos 3 estarolas do costume! Mas ao menos os clubes mais pequenos, não sofrem vergonhas como o Benfica a perder 7-0 com o Vigo!

Re: Re: Re: Re: Re: Mudem o nome da prova!

Esses clubes ganham em competições internas e a clubes do seu país. Queres-me dizer que os clubes pequenos em Portugal têm estofo para uma Liga dos Campeões? E já que queres tocar nos pontos das goleadas, até porque o Benfica provoca dor no cotovelo a muito boa gente, digo-te que nos últimos anos, o Benfica foi o clube que com mais pontos contribuiu para o ranking de Portugal na UEFA, e já agora, fora o Braga do ano passado gostaria que me dissesses qual o clube português que consegue passar da 2ª eliminatória da Taça UEFA ultimamente.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Mudem o nome da prova!

Já cá tás com tanta lata, explica-me como é que o Boavista chegou tao longe na champions? Lembras-te ao menos do grupos? Dortmund, Liverpool e Dinamo Kiev no primeiro, Nantes, Bayern e Manchester no segundo, calamos muita gente, enquanto o Porto andou a brincar às escondiddinhas como o Sparta de Praga...

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Mudem o nome da prova!

Ok... vamos por pontos: - Alguém diria que o Porto ou o Mónaco tinham estofo para chegarem à final de uma Liga dos Campeões? Já nem me refiro quando à uns 10 anos atrás o Ajax foi campeão europeu com uma equipa de putos contra o todo poderoso Milan. Repara que só estou a referir equipas que chegaram pelo menos à final. - Nos últimos anos o benfica foi quem deu mais pontos??? Desculpa, mas onde está a taça UEFA e Liga dos campeões correspondentes? O FC Porto é de longe o clube que mais pontos deu a portugal nos últimos 5 anos! - Quanto à 2ªeliminatória, gostava que me referisses qual é, pois a taça UEFA não tem 2ªeliminatória. Tem sim uma fase de grupos! E para comparares o que as equipas de menos nome podem fazer, no ano em que o Vitória desceu de divisão, eliminou na taça UEFA o Wisla Cracóvia, na altura Tri-campeão polaco. E se fores ver no passado, reparas que nós já fizemos umas graças nas competições europeias, mas como tivemos ali um período de uns 5 anos em que o benfica, porto e sporting não fizeram um cu nas competições europeias, passamos a ter apenas 3 acessos directos às competições europeias! Daí, não haver muita história de outras equipas portuguesas nas competições europeias nos últimos anos. Mas posso recordar-te de uma eliminatória de à 10 anos atrás, em que o pequeno Vitória, eliminou uma equipazeca chamada Parma que tinha ilustres desconhecidos como Buffon, Zola, Apolloni, Dino Baggio, Benarrivo, Sensini. Qualquer equipa que seja mentalizada que pode ganhar qualquer jogo, e conquiste acesso a uma competição europeia, pode ganhar a qualquer um! Só é preciso acreditar!

Fotogalerias