FC Porto pode ser afastado da Taça da Liga

Em causa está participação irregular de três jogadores frente ao Vitória de Setúbal.
 
Vítor Pereira preocupado, conferência de imprensa
Lusa

O FC Porto corre riscos sérios de ser desclassificado da Taça da Liga, devido à utilização irregular de Fabiano, Abdoulaye e Seba no jogo com o Vitória de Setúbal. Em causa está, segundo o jornal A Bola, que deu a notícia, a participação dos três jogadores menos de 72 horas depois de terem atuado pela equipa B, o que contraria  o regulamento da prova.

O Regulamento de Competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) é claro, no que se refere à inscrição e participação de jogadores de equipas B nas formações principais, e vice-versa. Diz o artigo 13.º que “qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo".

Ora, Fabiano, Abdoulaye e Seba foram titulares a 9 de janeiro na vitória do FC Porto sobre o Vitória de Setúbal, por 1-0, em jogo da terceira jornada do Grupo A da Taça da Liga. O desafio teve início às 17h30. Acontece que os três atletas tinham sido também titulares pela equipa B, a 6 de janeiro, frente à Naval, em partida que começou às 16h00. Contas feitas, a diferença entre o fim de um jogo e o começo do outro foi de 71 horas e 45 minutos – um quarto de hora a menos do que o mínimo de 72 horas previsto no regulamento.

O Regulamento Disciplinar da LPFP prevê, no que se refere à participação irregular de jogadores, que o clube "será punido, no caso de provas por pontos, com as sanções de derrota e de subtração de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco pontos", além de uma multa.

Assim, e caso as entidades competentes entendam que houve participação irregular de jogadores, o FC Porto poderá perder os três pontos para o Vitória de Setúbal.

Desta forma, os dragões ficam em segundo lugar no Grupo A, passando os sadinos às meias-finais da Taça da Liga – em que defrontam o Rio Ave.

José Manuel Meirim, especialista em direito desportivo, não tem dúvidas de que o FC Porto cometeu uma ilegalidade. Em declarações à rádio TSF disse que, no seu entender, os dragões deverão mesmo ser penalizados por utilização irregular dos jogadores, embora possam sempre recorrer.

FC Porto:

Comentários [270]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Inverdades

Náo é verdade que o O Regulamento de Competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), faça qualquer referência a essa proibição ou restrição. Esse Regulamento tem um Anexo V - REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE EQUIPAS “B” NA II LIGA POR CLUBES DA I LIGA (e NÃO de inscrição e partiipação de jogadores de equipas B) - que no seu artigo 13º tem de facto essa proibição e restrição. É meu entendimento, que sendo especificamente um Regulamento de inscriçãoe participação de eqipas B na II Liga, será lógico que só nas provas da II Liga ele poderá ser aplicado, não podendo ter implicações nas outras provas da Liga, das quais os respectivos regulamentos nada referem sobre essa questão. Aliás, esse artigo 13º refere explicitamente "equipa principal" e "equipa B". Ora, o Regulamento da Taça da Liga, Anexo III, artº 11º, pontos 2 e 3, obriga à inclusão e utilização de pelo menos 2 jogadores formados no clube. Ora sendo uma inquestionável obrigação, a equipa na Taça da Liga, nunca poderá ser declarada como "equipa principal". A equipa principal, não tem restrições, o treinador escolhe, livremente, aqueles que entende ser os melhores, para formar a melhor equipa. Na equipa principal não se pode ser obrigado a incluir jogadores que não se queira convocar. Eu não tenho dúvidas que, face à especificidade do Anexo V, os seus artigos são direccionados para o campeonato da II Liga (por isso o SCBraga B perdeu o jogo da II Liga). Se a defesa e recurso do FCPorto forem competentes, este nunca poderá ser cartigado na Taça da Liga, por essa imaginária infracção. O CD da Federação Portuguesa da Futebol e a Liga têm que ter pessoas competentes que percebam minimamente a língua Portuguesa e, o que está escrito é o que está escrito. As interpretações dúbias sao para os advogados, mas nunca para um bom professor de português (alto lá, que eu não sou sequer professor de alguma coisa, mas entendo minimamente o meu idioma). Se o FCP quiser, isto não irá a lado nenhum, apesar dos Meirins, especializados em direito ... petroguês.

Argumentos...

Ora então a equipa principal deixa de ser principal porque, conta obrigatoriamente com 2 jogadores da formação, o que faz com que a mesma...principal...deixe de ser a equipa...principal claro está...É por estas e por outras que muitas "pastas" "frutas" e "escutas", foram parar á gaveta chamada "Arquivo"...
Com todo o respeito, espero sinceramente que o meu caro não esteja a estudar direito...muito menos o desportivo...senão de futuro outros "Guilhermes aguiares" despoletarão do imenso nevoeiro que paira já pelo futebol nacional.

Ora é assim mesmo

Para um clube que, no dizer da percevejada, é o mais organizado de Portugal, só podem ter feito de proposito para não ganharem mais esta Taça.
Há anos que dizem que não lhes interessa. Desta forma fica provado que não lhes interessa mesmo.
LLOOOLLLLAADDDAAA.

Finalmente chegaste lá? Já

Finalmente chegaste lá?

Já não era sem tempo...

Mas

senão vos interessa porque comentam os vossos e os nossos jogos? LOL

Hoje os Benfas podem ficar só a 7 pontos do 3º

.

E isso é que os está a atazanar...

Ou será que já está tudo feito, controlado pelo outro lado, o lado da batota?

Hum, hum...

Carolina, Hoje as hostes

Carolina,

Hoje as hostes andam calmas, serenas, devem estar também em estágio e a elevar os niveis de concentração, para "matarem o borrego" que é Braga!

Quanto ás "jogadas claras", o Duarte Calabote já fez a diferença na semana passada!

Hoje, vão ter mais um árbitro jovem, e não Internacional (nem é VP que faz nomeações, mas sim o Benfica), oriundo de Setubal (boa escola aquela: o que apita com Paixão,o "pode ser", os auxilraes Paes do Ferrari, e Godinho o Garay II, e o Mestre é Carlos Valente), este chamasse Esteves, mas parece que não esteve em V Conde no ultimo Rio Ave Benfica

Aprende

a escrever, morcão. As hostes incluem vocês.

bruxo

Ou podem ficar a 13 do terceiro lugar...

Sim, o Benfica até pode

Sim, o Benfica até pode ganhar ao Braga por falta de comparência do Braga!

São práticas que agradam e de que maneira ao Benfica!

aqui

Quem infringiu os regulamentos nao foi o benfica, parece que batota e mais para os lados de contumil.

Repito, ainda bem, que por 15

Repito, ainda bem, que por 15 minutos, o Porto irá ser eliminado da Taça da Liga!

Eu explico, a prioridade é e sempre foi o Campeonato, calendário Porto sem T Liga:

15 Fev Beira Mar fora

19 Fev Malaga casa

23 Fev Rio Ave casa 20ª Jornada!

27 Fev eliminado da T Liga jogaria em casa com Rio Ave 1/2!

02/03 Março Sporting fora.

Já entendeste? O jogo teóricamente mais dificl nesta 2ª volta para o Porto fora do Dragão, será em Alvalade, e quando jogarmos com o Sporting, não teremos jogo a meio da semana!

O Benfica, com 7 jogos em Fevereiro, irá jogar de 3 em 3 dias, e visita Braga nas meias da Taça da Liga, só a poção mágica do Asterix poderá valer ao Benfica nesse mês de Fevereiro (3 jogos a meio da semana), o Porto terá apenas um, com o Malaga em casa, e fará apenas viagens curtas a Guimaraes e Aveiro!

Há males que vem por bem, e esta eliminação do Porto veio a calhar, tal o prestigio da prova em causa!

queres

Que repita a tua opiniao quando o porto ganhou ao setubal e garantiu as meias finais da taca da liga?

Vai lá procurar! Eu aguardo

Vai lá procurar!

Eu aguardo

nao preciso de procurar

Nao disseste que querias que o porto ganhasse a taca da liga, porque era a unica competicao que o porto ainda nao tinha?se fores honesto concerteza que te recordas...e que ia ficar muito bem ao lado das tacas europeias ganhas pelo fcp

Escrevi isso? Se reafirmas,

Escrevi isso? Se reafirmas, prova, pesquisa onde escrevi tal coisa! Não confundas T Portugal com Taça da Liga. Mas repito, sustenta e prova essas miinhas afirmações!

O Benfica sim, prefere estar na T Liga em detrimento da Liga dos Campeões, e disputar finalisssimas com Gil Vicente, P Ferreira ou Rio Ave (nesta edição)! lol

o benfica ja disputou uma final

Com o teu fcp na taca da liga e nao vos correu bem..quanto ao ue escreveste, nao me vou dar ao trabalho...se dizes que nao o escreveste, esta claro o teu carater...bom e por agora encerro a loja e vou preparar algumas cenas, para as 20 e 15 ver o glorioso slb...

Ó Bruxo,

mas o benfica não ia acabar em 6º lugar e ia perder todos os jogos de janeiro? LOL

tens que fazer logout

Para a carolina pinhao responder...

Estou a gostar de ver como os

Estou a gostar de ver como os portistas tentam desvalorizar este assunto, dizendo que não se interessam por a Taça da Liga.

Nessa parte até acredito, mas a verdade é que eles estão é lixados com esta Incompetência administrativa por parte do Porto que todos apelidaram anos e anos a fio como sendo Competentíssima e como sendo uma das razões por ganharem mais títulos que os outros. A tal Organização do Clube. A tal "Marca Porto"...

Estou a gostar de ver que até agora o Porto ainda não se pronunciou. O normal seria fazer um discurso de vítima, o problema é que agora n ão há por onde fugir. As coisas estão claríssimas...

Só treta!

No Porto não acontece nada. Pode o Pinto da Costa servir de GPS a um árbitro e recebê-lo em casa na véspera de um jogo deste clube, que foi só para dar conselhos matrimoniais para o pai do referido árbitro. Provavelmente como engatar "netas". em casas de alterne. Pode haver café com leite para os árbitros na noite anterior ao jogos do porto, que é tudo má língua. Pode haver viagens pagas ao Brasil a árbitros que é tudo engano. Pode haver quinhentinhos, que é boato. Podem tentar atropelar jornalistas e nem parar, que foi descuido. Etc. ,Etc., Etc.. Agora queriam que o Porto perdesse na secretária por ter utilizado 3 - TRÊS!!!! - jogadores indevidamente? Nem pensar. Esse regulamento só existe para os outros. Como por exemplo o Sp. de Braga, que viu agora serem-lhe subtraídos 1 ponto que tinha ganho e ser-lhe averbada uma derrota, para além de ter pago uma multa de 1275 € e o jogador castigado com um jogo. Mas isso é no Braga. O Setúbal foi eliminado e o Porto continua, que para eles o regulamento não se aplica. E o Setúbal que se cuide se o seu presidente Fernando Oliveira levar o caso em frente... é descida garantida já esta época.
P.S. - Parece que estiveram por aí a controlar, quanto a doping, alguns jogadores do maior clube regional do Douro Litoral. O Dr. Fernando sabe da poda. Aquele líquido amarelo que os jogadores ingerem é chá de cidreira para acalmar os nervos. Só ainda não percebi, como é que os jogadores quando vão para a estranja, não têm a mesma força que por cá demonstram. Deve-lhes faltar o chá de tília.

Então se toda a gente

sabe que o FCP-APAF comprou/compra árbitros e campeonatos no supermercado e nada palpável aconteceu/acontece, agora por causa de 15 minutos é que vão ser punidos?

É só rir.

Isto é facil de Resolver..

Para não tirarem pontos ao Porto, como fizeram ao Braga, vão adiar o inquerito e esperar que o resultado seja homologado. Depois de homologado, não havendo nada a fazer, penalizam o FCP apenas com uma multa e esta tudo resolvido.

Engraçado o Braga ter feito esta ilegalidade na mesma semana e ja ter o castigo atribuido...ao Porto andam ainda a ver como é que vão dar a volta ao tema...

O esperado...

Como Benfiquista, devo dizer que não me surpreende o castigo aplicado ao Dr. Rui Gomes da Silva, que há muito andava a arranjar lenha para se queimar. No fundo, as declarações pelas quais este Sr. foi castigado e severamente castigado, são no mínimo hilariantes e perigosas quando proferidas sem ter o retorno necessário para as provar. Insisto que como Benfiquista, fico satisfeito com uma punição exemplar por falta de conduta e difamação, assim como ficaria duplamente satisfeito, se tais afirmações tivessem o tal argumento de prova, o que hipoteticamente revolucionaria algo na arbitragem em Portugal.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=378659

Espero que outros casos, como este que diz respeito à utilização irregular de três jogadores do Porto, culmine igualmente na leitura correta dos regulamentos e posterior punição de acordo com o que dizem os mesmos.

[LPFP]

O Alan Kardec, foi utilizado no dia 6 de Janeiro 2013 às 16h00 (Santa Clara 1:1 Benfica B), saiu aos 84'.
No dia 9 de Janeiro 2013 às 19h45, voltou a ser utilizado no Benfica 3:2 Académica (Taça da Liga), entrou aos 62'.
Entre o final do primeiro jogo e o inicio do segundo, passaram 74 horas. Se a Liga marcou o jogo do FCP para as 17h30 devido às transmissões televisivas, o Benfica pode utilizar o kardec e o FCP não pode utilizar os seus jogadores, porque a Liga marcou o seu jogo 2 horas antes do que o do Benfica. A LPFP não deveria ter o cuidado de respeitar os seus próprios regulamentos na marcação dos jogos?

Concordo contigo...

mas quem faz os Horarios nao é a LPFP...é a Oliverdesportos...

Por alguma coisa a FPF anda montada em Mercedes pagos pela Oliverdesportos...Só em Dezembro foram mais 10...vendidos pelo Artista do BragaParques

que cruel...

que cruel...

Fotogalerias

JOGOS TV

Benfica - Gil Vicente
Benfica TV
21/12/2014 - 17:00
Nacional - Sporting
SPORT TV1
21/12/2014 - 19:15
Sp. Braga - P. Ferreira
SPORT TV1
22/12/2014 - 19:00
Rio Ave - Belenenses
SPORT TV1
22/12/2014 - 21:00

Resultados

Benfica 1 - 2 Sp. Braga
Taça de
18/12/2014 - 20:00
Vizela 2 - 3 Sporting
Taça de
17/12/2014 - 20:00
Marítimo 2 - 1 Oriental
Taça de
17/12/2014 - 16:00
Rio Ave 2 - 0 Chaves
Taça de
17/12/2014 - 16:00
Gil Vicente 2 - 1 Penafiel
Taça de
17/12/2014 - 15:00