Só o Montero tem estado em fora de jogo?

Um raio-X aos jogos dos três grandes onde houve benefícios e prejuízos esta época.
 
Bola na baliza
sxc

Desde há uns tempos que se tem verificado uma postura dos adeptos do FC Porto e do SL Benfica para com o Sporting CP algo desajustada face à realidade. Têm feito passar uma campanha de que o Sporting tem estado até ao momento – até à 14.ª Jornada - nesta edição da Liga 2013-2014, a ser “claramente” a equipa mais beneficiada pelas arbitragens, numa tentativa de menosprezar as boas exibições da equipa leonina e o facto de ser o melhor ataque do campeonato, e a melhor defesa a par do FC Porto. E o relembrar destes números, só por si, demonstram que o Sporting tem estado bem até ao momento.

“Ora são os inúmeros golos em fora de jogo de Fredy Montero, ora os inúmeros penáltis mal assinalados, etc”. Vamos fazer então um raio-X de todos os jogos dos três ditos clássicos do futebol português onde houve benefícios e prejuízos, e veremos que não é bem assim, juntando a essas arbitragens algumas nomeações bastante curiosas.

Analisemos os “inúmeros” foras de jogo:

De facto, houve vários golos em fora de jogo, daqueles lances milimétricos que nem sempre é fácil ao árbitro ter uma perceção exata por serem jogadas rápidas. Houve o golo do Montero frente ao Benfica, em que na jogada antecedente o Montero estava de facto em fora de jogo; mas é uma mentira dizer que só o Benfica foi prejudicado nesse jogo (assunto já abordado no meu artigo anterior, intitulado "Análise aos dérbis de 2013"). Ou seja, foi um jogo em que deu a sensação que a equipa de arbitragem se viu conformada com o empate face aos erros cometidos durante o jogo e ao que o placar ia mostrando. Equipa de arbitragem chefiada por Hugo Miguel. Hugo Miguel esse que na última jornada da Liga 2012-2013 assinalou um penálti escandaloso a favorecer o FC Porto. Será coincidência?

O outro fora de jogo do Montero, para terminar este “grande ciclo” de foras de jogo, foi no Algarve frente ao Olhanense. O primeiro golo foi de facto num fora de jogo mais percetível, se compararmos com o jogo de Alvalade já anteriormente falado. No entanto, o André Martins, poucos minutos depois acabaria por marcar um golo e sentenciar o resultado com dois golos do Sporting sem resposta!

Já o Benfica marca o 2.º golo num ligeiro fora de jogo no Benfica 3 - Paços de Ferreira 1, no golo de Lima no Olhanense 2 - Benfica 3, e no 2.º golo do Benfica no Estoril, em que a jogada é procedida de fora de jogo não assinalado. Além de que nessa arbitragem no Estoril, chefiada por Manuel Mota, o penálti assinalado ao Benfica e a expulsão do jogador do Estoril pareceu algo forçada. Embora no Benfica 1 - Belenenses 1 o golo da equipa de Belém devesse ter sido anulado por um fora de jogo mais claro.

Já o FC Porto marcou também em fora de jogo frente ao Rio Ave.

Nestes jogos mencionados, no que toca apenas a foras de jogo, penso que será exagero dizer que estes 3 clubes tenham ganho com os foras de jogo, até porque são lances milimétricos, e aquilo que dizem as regras é que em caso de dúvida beneficia-se quem ataca. E este género de dúvidas só acabará quando se utilizar a tenologia a ajudar as equipas de arbitragem.

Mas não foi o benefício da dúvida que o arbitro Manuel Mota utilizou no Belenenses 1 - FC Porto 1. Beneficiou sim, a equipa que defendia – FC Porto – ao ter sido assinalado fora de jogo no último minuto da partida quando um jogador do Belenenses estava completamente isolado quando ainda se encontrava no seu meio-campo, e com a linha a dividir o meio-campo a ajudar. Um lance sem desculpas, que provavelmente daria o 2-1 para o Belenenses.

Analisemos então os penáltis assinalados nos jogos dos “grandes”, começando pelo penálti do Sporting 3 - Belenenses 0: eu, se fosse árbitro, também não marcaria aquela falta, simplesmente porque seria uma falta muito forçada. No entanto, o facto de dizerem que não se pode assinalar uma falta quando um jogador está fora do campo, penso que não corresponde à verdade. Pois se o jogador infrator e a bola estiverem dentro da área, mas o jogador que sofre a falta estiver fora de campo, penso que é para marcar falta na mesma. Pois penso que não há nenhuma regra que impossibilite um jogador de disputar um lance fora das 4 linhas. Além de que a falta conta quando ela termina, e não quando começa. Corrigem-me se estiver enganado, caros “Relvas”.

No entanto, poucos minutos depois, ficou um penálti evidente por marcar a favorecer o Sporting, e uma expulsão para o jogador do Belenenses. O Sporting acabaria por marcar mais 2 golos, contra nenhum do Belenenses. Mas os nossos adversários dizem que o que conta é o 1.º golo, e o resto já não conta. Mas que eu saiba um jogo de futebol pode ter erros, antes e depois do 1.º golo.

No Benfica - Sporting da época passada, não vi o mesmo critério de análise quando o Sporting foi lesado em dois penáltis não assinalados a seu favor, e uma expulsão perdoada ao Maxi Pereira; antes de o Benfica ter naturalmente marcado o 1.º golo. Por isso, vamos ser coerentes.

Já no Sporting 1 - Rio Ave 1, ficou um penálti claro por assinalar ao Sporting quando o árbitro Carlos Xistra estava de frente para o lance, que poderia ter dado o 2-1 para o Sporting.

Já o FC Porto, ganhou ao Vitória de Guimarães por 1-0 com um penálti mal assinalado pelo já não surpreendente Pedro Proença. Embora o penálti do tão “escandaloso” jogo Estoril 2 - FC Porto 2, que beneficiou a equipa da casa, tenha sido mal assinalado. Todavia, nos primeiros minutos desse jogo Otamendi deveria ter sido expulso.

Já o Benfica empatou com o Arouca 2-2 com um penálti mal assinalado, e ainda ficou por assinalar um penálti ao Arouca que poderia ter dado no 0-2 naquele momento.

No que toca a jogos que acabaram por não ter influência no resultado, poderemos falar da arbitragem de João Capela a querer redimir-se perante o FC Porto contra a Académica, que acabou por ganhar o jogo, ou do Sporting 3 - Marítimo 2, em que o 1.º golo do Marítimo nasce de um penálti mal assinalado.

Agora, vamos terminar a saga de Manuel Mota neste artigo, culminando com a arbitragem do Sporting 0 - Nacional 0: como pode um jogador que supostamente foi empurrado cair de costas? Como pôde o FC Porto, então, ter marcado o único golo em Paços de Ferreira num lance em que Jackson Martinez se coloca a carregar com as duas mãos o jogador do Paços, fletindo este para baixo, impedido assim de disputar o lance? Este é um bom exemplo daquilo que os árbitros têm no seu subconsciente quando arbitram FC Porto ou Benfica, tratando o Sporting de maneira diferente.

Não faço ideia de como decorrerá o resto da temporada. Agora, que até uma eventual 2.ª posição e entrada direta na Liga dos Campeões será bastante asfixiada devido à falta de representatividade na Liga e na FPF por parte do Sporting, disso não pode haver grandes dúvidas! E será essa falta de representatividade talvez o maior fora-de-jogo do futebol português! Algo que terá que ser resolvido no futuro. Sem com isto querer dizer que “são os dirigentes na Liga mais importantes que os jogadores…”

Benfica:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

digam o que disserem, chamem calimeros ou nao

a verdade e so uma, que foi dita pelo presidente do benfica anos atras:
"Os lugares da liga são mais importantes que os bons jogadores." - isto era verdade a 10 anos e continua verdade agora, nada mudou no pais, quem pensar o contrario vai acabar por emigrar como o resto...

ao sporting apontam um vice presidente que depositou dinheiro na conta de um bandeirinha para ele nao apitar um jogo do sporting... e para se calhar tentar ter provas do que se passa todas as semanas quando e preciso.

e ao mota dos penaltis para o porto e dos golos anulados contra o sporting? quem e que lhe paga a carne? se calhar e a cosmos como a viagem do outro, ou as meninas - http://www.youtube.com/watch?v=oBdp02q6kdI#t=43
mas como portugal e o pais da justica da republica das bananas nada se prova, tudo e abafado. por alguma razao o pintinho ja esta a tratar da vidinha para se mudar para o brasil assim que sair do porto , e que esta muita gente a espera que ele saia para depois fazerem o que fizeram ao vale de azevedo....
isto e uma podridao total, mas a malta gosta de ser enganada ....

e pq não o teu vice presidente

ter realmente depositado o dinheiro para subornar... Porque não é isso possivel?

porque foi o presidente do sporting na altura que denunciou

foi o godinho lopes que antes do jogo foi denunciar o caso a federacao porque tinha o recibo. ora , se fosse para subornar o sporting nao ia denunciar ou ia? o argumento do sporting era mesmo esse, o dinheiro foi depositado por alguem para subornar CONTRA o sporting.

Não foi uma carta anónima?

Foi o que li na net. MAs tb pode ter feito isso para atirar as culpas para o PPC

Também tem lógica.

Já o Luis Duque afirmou que passados 2 ou 3 meses depois de terem sido eleitos, estava para ser enterrado pela direcção, e que só serviu de trampolim para alcançar o poder. Disse na Bola TV há uns tempos...

Curiosamente era para tramar...

o fiscal de linha que disse ao Lucílio Batista na final da Taça da Liga que era penalti. Até puseram as mãos a tapar a boca, vai-se lá saber porquê... Na mesma época em que os árbitros fizeram greve aos jogos do Sporting. O que só por si, demonstra o poder que o Sporting tem nos bastidores...

E curiosamente, esse foi logo apanhado e saiu do clube ao contrário de outros em que os seus presidentes continuam a ter maiorias absolutas. Até porque, quando ele quis voltar, os sócios já não o quiseram.

E a própria história é mal contada. Então um gajo que é da PJ ia montar um plano assim tão básico? Até pode ser, mas que é estranho é...

Como é apanágio deste autor ...

... o facciosismo é sempre nota dominante dos seus artigos. A análise a alguns dos lances mencionados é simplesmente patética.

Classificação do artigo: Medíocre!

.............

Lê 1º oh Águia, este artigo até é bastante elucidativo, mas passa uma imagem um pouco reduzida das coisas mas não deixa de ser um artigo de opinião, cada um tem a sua, eu na minha opinião o Sporting "este" ano não tem sido tão castigado pelas arbitragens e até tem tido mais "mão amiga" do que era habitual, o Benfica é prejudicado e beneficiado na medida do que já é hábito, o Porto este ano após 2 ou 3 jogos com maior ou menor prejuizo tb teve já várias vezes uma "mão amiga" a empurra-los para a frente.........mas esta e a minha opinião não é a tua por isso podes sim contrapor a minha opinião com uma tua mas criticares a opinião de alguem sem contrapor com algo opinativo da tua parte acabas por incorrer numa falta de respeito por quem gosta de esgrimir material opinativo sem faltar ao respeito a ninguem, que é claramente neste caso

Caro PedroMCLA ...

... recomendo que faças uma pesquisa sobre o que este autor já publicou e tira as suas conclusões. Se para ti tudo continua "elucidativo", estamos conversados.

Espero que percebas que "anginhos" é no céu, aqui o que é preciso é gente de outra fibra!

Saudações/cumprimentos

.....................

Caro Águia enganou-se no meu nickname, o que ele escreveu é elucidativo no que concerne ao tema Sporting, mas deixa de o ser quando o Autor tenta fazer uma comparação com os outros clubes, acabando por deixar uma imagem bastante redutora de tudo o que aconteceu na realidade, mas como referi é a opinião dele.........ou seja, na opinião dele o Sporting e o Montero são os coitadinhos, por isso, é que a meio do meu comentário tb dei a minha opinião, tu terás como é óbvio a tua e outros terão as deles, agora queres discutir uma opinião de alguem, usa então a tua própria opinião e arranja factos e provas que corroborem aquilo que dizes porque senão, lá está, serás visto sempre como mais um que por aqui anda apenas a "botar veneno" por tudo o que é lado....

Anjinhos é no céu, de acordo, mas aqui é preciso gente com inteligencia porque ter fibra é fixe, mas de que te rende a fibra se não tens inteligência para a usar........

P.S: Este autor é pródigo em artigos "dúbios" mas não é de agora nem deste nickname .............

Reitero as Saudações/Cumprimentos

Então expõe...

ai o que pesquisaste. Já que tens assim tanta fibra, ó "terror"! LOL

Olha...

o "TERROR"...

Isso vindo de ti...

é um tremendo elogio. Só é pena eu ser faccioso, e tu seres imparcial... Se dissesses o que está mal, respeitaria a tua opinião. Aliás, isso nem sequer chega a ser uma opinião.

Fico à espera.

Cumprimentos.

Fotogalerias